História

Data da fundação: 22-10-1927

Cores do Clube: verde e amarelo

Actual sede social: própria, com cerca de 300 m2 de área desportiva e situada na Rua Manuel Lopes Fortuna Júnior n.º 175.

Fins: Beneficência, Instrução e Recreio. É instituição de utilidade pública desde 1991.

Breve apontamento histórico:
Os fundadores desta colectividade, "velha" de 70 anos, tiveram como objectivo principal a melhor utilização dos tempos livres dos cidadãos. Na área da beneficência, todos os anos, por ocasião das festas de Natal, eram oferecidas consoadas às famílias mais carenciadas da localidade.
Desde início foi criada uma Tuna Musical que muito contribuiu para a promoção do gosto pela música, através das actuações da Tuna e das escolas de solfejo que, durante anos, tiveram a participação de muitos jovens. A tuna terá sido extinta algures entre 1938 e 1939 embora o clube ainda se tivesse chamado Tuna Ideal Clube Madalenense durante mais alguns anos, pelo menos até 1948.
Mais tarde, foi criado um grupo cénico. Este exibiu-se não só na Madalena, como também em algumas freguesias vizinhas, levando à cena comédias, dramas e operetas, sempre com fins beneficentes. A colectividade passou a dispor de uma biblioteca com muitos bons livros que era (e ainda é) frequentada pelos associados.
Desde então têm sido promovidas diversas manifestações de ordem cultural sendo de destacar: Passatempos de desenho, pintura e jogos tradicionais, com a colaboração das escolas primárias locais e do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Anualmente é organizada uma exposição de pintura, desenho e artesanato a nível de freguesia e com o apoio desta. Têm sido exibidas no seu salão várias peças de teatro, de várias companhias amadoras convidadas para o efeito, bem como peças levadas à cena pelos sócios do clube amantes da arte de bem representar. Dada a sua excelente localização é feita assiduamente a cedência do dito salão para manifestações culturais das Escolas Primárias, Infantários, e outros organismos de carácter cultural e humanitário. Anualmente, a colectividade organizava um "Corso Carnavalesco" que actualmente tem já tradição no concelho e é organizado pela Junta de Freguesia da Madalena, em conjunto com o Ideal e outras colectividades. São também famosos os Arraiais Minhotos bem como as Noites de Fado.
Em 1953 dá-se inicio à prática do desporto. A Pesca Desportiva foi a primeira modalidade. Desde essa altura a quantidade de modalidades alargou-se consideravelmente, senão vejamos:

Secção de Andebol:
Encontrando-se filiada na Associação de Andebol do Porto desde 1956, esta colectividade tem disputado todos os torneios organizados por aquela associação, sendo de realçar o facto de, nos últimos anos, competir nos mais diversos escalões, masculinos e femininos. Ao longo da sua actividade obteve honrosas classificações e conquistou muitos e valiosos prémios.
O Ideal Clube Madalenense organiza, desde 1990, um conhecido Torneio Internacional de Andebol Juvenil, denominado "MadalenAndebol". Este torneio movimenta anualmente cerca de 350 jovens atletas de vários países.
Nesta modalidade (Andebol) movimentam-se cerca de 250 jovens.

Ginástica:
Em 1980, com grande esforço dos associados, é construída a nova Sede Social bem como um ginásio devidamente preparado para a prática de Ginástica, nascendo assim esta modalidade que começa por movimentar centenas de jovens, não só familiares de associados mas também alunos das escolas primárias locais.
Com o apoio da Direcção Geral dos Desportos, inicia-se um trabalho de base na área da Rítmica, Manutenção e Desportiva, para 3 anos mais tarde, em princípios de 1984, se começar a apostar na Ginastica Competitiva. A classe de Trampolim de Competição passou a ser federada em 1985.
Actualmente a secção de ginástica do Ideal movimenta cerca de 250 praticantes, distribuídos pelas seguintes classes: Pré-infantil, dos 2 aos 4 anos; Infantil, dos 5 aos 6 anos; Formativa I, dos 6 aos 7 anos; Formativa II, dos 7 aos 10 anos; Pródesportiva, dos 5 aos 10 anos; Rítmica Minis, dos 6 aos 10 anos; Dança Jazz, dos 12 aos 20 anos; Desportiva-grupo, dos 10 aos 20 anos; Trampolim iniciação, a partir dos 5 anos; Trampolim competição, a partir dos 5 anos; Manutenção senhoras, todas as idades; Manutenção homens, todas as idades.

Futebol de Sete (Juvenil):
1984 foi o ano do início desta modalidade, com a participação nos III, IV, V, VI, VII e VIII Jogos Juvenis de Vila Nova de Gaia, tendo vencido a fase de freguesia em 1984, 1985, 1986, 1987 e 1989. Ao longo destes anos a secção tem tido uma participação muito activa nos torneios para que é convidada.

Ténis de Mesa:
Em 1989 inicia-se a modalidade de Ténis de Mesa, com a participação nos VIII Jogos Juvenis de Vila Nova de Gaia, onde é obtido um honroso 1º lugar.

Pesca Desportiva de Mar:
Esta actividade esteve inactiva durante vários anos e foi reactivada há pouco tempo. Desde essa data, tem participado em várias provas, de carácter nacional e internacional. Destaque-se, a recente obtenção do título de Campeão Regional de Mar. No respectivo campeonato nacional classificou-se em 7º lugar. Salientem-se também as boas classificações em provas de carácter internacional, onde obteve um primeiro lugar por clubes e vários segundos lugares a nível individual, isto no que se refere a seniores. Na categoria de juvenis, além de vários 1ºs lugares em concursos de carácter nacional, foi também apurado para o Campeonato Nacional, onde se classificou em 5º lugar. Esta actividade encontra-se actualmente em franco desenvolvimento, demonstrada pelo facto de ser o clube com maior número de pescadores inscritos na A.R.N.P.D.

Publicada porLuis Ferreira à(s) 09:09  

0 comentários:

Enviar um comentário